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Flores Ser

Neste espaço partilho acerca de alimentação vegan saudável, alternativas ecológicas e terapias e produtos caseiros que elevam a nossa conexão e bem-estar. Namaste

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Neste espaço partilho acerca de alimentação vegan saudável, alternativas ecológicas e terapias e produtos caseiros que elevam a nossa conexão e bem-estar. Namaste

13.05.19

Arroz integral, salada quente de grão e cogumelos com abóbora no forno


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Diversidade de cores, texturas e sabores no prato delicia os meus sentidos!

Para mim cozinhar é um acto sagrado, um acto de amor, uma meditação dinâmica que me deixa completamente presente, exponência a minha criatividade e me enche a alma de alegria. 

No final sou presentiada com o processo mágico de comunhão com o fruto da querida mãe Terra, nutrindo cada célula do meu templo sagrado.

Puro deleite!

Aqui fica a receita desta divindade, desfruta de todo o processo de criação e bon apetit!

INGREDIENTES: 

  • Arroz integral;
  • Abóbora
  • Cogumelos;
  • Couve-roxa;
  • Grão de bico;
  • Sal;
  • Açafrão;
  • Pimenta preta;
  • Ervas de provence;
  • Alecrim;
  • Vinho branco; 
  • Azeite; 
  • Coentros e salsa frescos;
  • Sementes de sésamo; 

MODO DE PREPARAÇÃO: 

Arroz integral: 

  • Deixa a quantidade de arroz que desejas cozinhar de molho em água durante a noite (eu utilizei uma caneca de arroz para esta receita);
  • Coloca uma panela ao lume e deixa aquecer um pouco;
  • Adiciona a medida de arroz préviamente demolhado com duas medidas de água; 
  • Tempera com sal, açafrão e pimenta preta a gosto; 
  • Deixa ferver, vai provando para te certicares que a medida de sal está no ponto e controla para que não queime;
  • Desliga o lume quando a água evaporar. Se os grãos não tiverem plenamente cozidos adiciona mais um pouco de água e deixa o tempo encarregar-se de que a magia aconteça. 

Abóbora e cogumelos assados: 

  • Pré-aquece o forno a 180º;
  • Corta a abóbora aos cubos e os cogumelos em pedaços na medida que mais te agrada; 
  • Numa assadeira junta os legumes, rega com um fio de azeite e um pouco de azeite branco; 
  • Tempera com sal, ervas provence, alecrim e pimenta preta a gosto;
  • Leva ao forno e vai verificando o processo de cozedura;
  • Retira os legumes do forno quando estes estiverem no ponto; 

Salada quente de grão de bico: 

  • Coze a couve-roxa numa panela com água a ferver; 
  • Quando estiver no ponto, escorre a água, adiciona o grão de bico cozido; 
  • Rega com um fio de azeite e tempera com coentros e salsa picados grosseiramente; 

Serve o arroz, os legumes assados e a salada num prato tendo o cuidado para que a tua refeição para além de saborosa fique divinamente bem apresentada. Os olhos também comem não te esqueças! Espalha as sementes de sésamo pelo prato. 

Delicia todos os teus sentidos, sente o calor do prato,  aprecia o aroma, agradece toda a ternura que o planeta nos oferece e mergulha nesta explosão de sabores!

Namaste

13.05.19

Legumes à Primavera


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Explosão de sabores. 

Explosão de cores. 

Super reconfortante.

Extase para as papilas gustativas. 

Aqui fica a receita dos meus legumes à Primavera.

Espero que gostes!

INGREDIENTES: 

  • Couve-flor;
  • Curgete; 
  • Bróculos;
  • Beterraba; 
  • Ervilhas; 
  • Bebida vegetal; 
  • Sal;
  • Pimenta preta; 
  • Açafrão;
  • Mistura de especiarias indiana; 
  • Coentros e salsa frescos;
  • Levedura nutricional; 

MODO DE PREPARAÇÃO: 

  • Coloca água numa panela ao lume e espera que levante fervura;
  • Corta a curgete e a beterraba; 
  • Quando a água ferver coloca os pedaços na águar e deixa cozer por 5 minutos;
  • Corta os bróculos e a couve-flor; 
  • Retira a água da panela, deixando apenas o necessário para cobrir o fundo; 
  • Junta os bróculos, a couve-flor e o sal, deixa cozer por cerca de 5 minutos, verificando sempre se tens quantidade suficiente de água para cobrir os vegetais mas não totalmente;  
  • Adiciona as ervilhas,  bebida vegetal e as especiarias deixando a salsa e os coentros frescos para o final; 
  • Deixa cozinhar por mais 10 minutos; 

No fim desliga o fogão, cheira, aprecia a cor, o aspecto divino da tua criação.

Adiciona a salsa e os coentros curtados grosseiramente, a levedura nutricional e serve com batata doce assada ou outro acompanhamento saudável da tua preferência. 

Delicia-te com esta refeição quente e saborosa cheia de vitaminas e minerais que te irão encher de vitalidade. 

Namaste

 

13.05.19

Anona Creamy Bomb


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Esta divindade é super rápida e simples de fazer e definitivamente é um dos meus snacks/ sobremesas preferidos! 

Fresco e cheio de nutrientes alimenta corpo, mente e alma.

Aqui te deixo a receita desta maravilha: 

INGREDIENTES: 

  • 1 anona grande e madura; 
  • 1/2 caneca de bebida vegetal; 
  • 1 colher de chá de farinha de alfarroba, ou de coco ou cacau cru em pó; 
  • 1 colher de chá de chia e linhaça moida; 
  • coco ralado; 
  • 1 pitada de canela; 

MODO DE PREPARAÇÃO: 

  • Descasca a anona, tira as sementes e coloca a polpa numa taça; 
  • Adiciona a bebida vegetal e tritura; 
  • Coloca a farinha ou o cacau e a canela e tritura mais um pouco; 
  • Coloca as sementes e deixa repousar cerca de 10 a 15 minutos no frigorifico; 
  • Serve com coco ralado, fruta, nibs de cacau, frutos secos; 

Agradece a doçura da simplicidade, a benção de termos ao nosso dispor tanta abundância.

Desfruta desta delicia! Namaste 

 

 

 

 

09.05.19

Húmus


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Os patês vegetais podem ser servidos com tostinhas integrais, fatias de pão de fermentação natural ou podem ser consumidos com pauzinhos de cenoura ou pepino.

Podem ser a base de sandes e wraps ou consumidos juntamente com a refeição principal.

Aqui fica a receita desta delicia;

Ingredientes:

  • Um frasco ou uma lata de grão de bico
  • Três colheres de sopa de azeite (ou um pouco mais conforme a textura e a tua preferência)
  • Sumo de meio limão
  • 1 colher de chá de tahini
  • Cominhos
  • Pimentão doce
  • Pimenta preta
  • Salsa fresca
  • Manjericão fresco
  • Uma pitada de sal
  • Água (adiciona o suficiente para obteres uma textura que seja do teu agrado)
  • 1 dente de alho previamente assado e meia cebola cortada aos pedacinhos (opcional mas confere um gosto extraordinário)

 

Modo de preparação:

Coloca todos os ingredientes num processador de alimentos e tritura. As especiarias é a gosto por isso recomendo colocares primeiro uma quantidade leve e ires provando e adicionando conforme o que preferires. Realça os sabores que mais gostares. Partilha a tua criação com os que mais amas servindo como entrada ou lanche ou lambuza-te sozinho! Agradece a abundância e a magia que é possivel fazer na cozinha e desfruta!

Variações de Húmus

Basta efetuares a receita anterior e adicionares os ingredientes abaixo referidos, adapta as especiarias a cada sabor.

Húmus de beterraba

Húmus de cenoura assada

Húmus de tomate

Húmus de pimento assado