Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Flores Ser

Neste espaço partilho acerca de alimentação vegan saudável, alternativas ecológicas e terapias e produtos caseiros que elevam a nossa conexão e bem-estar. Namaste

Flores Ser

Neste espaço partilho acerca de alimentação vegan saudável, alternativas ecológicas e terapias e produtos caseiros que elevam a nossa conexão e bem-estar. Namaste

20.12.18

Massa integral com molho de tomate e manjericão


Flores Ser

IMG_3815.JPG

Eu pessoalmente não sou muito fã de massa mas às vezes sabe-me muito bem, especialmente se for acomapnhada com um molho rico e saboroso. 

Vais-te aperceber ao explorar o meu blog que os meus acompanhementos preferidos são batata doce assada e quinoa mas visto que tenho tanta diversidade de alimentos ao meu dispor adoro variar e explorar as diferentes possibilidades. 

Esta receita como todas as que partilho é simples e rápida de preparar. Espero inspirar-te. 

MODO DE PREPARAÇÃO

Pré-aquece o forno a 180ºC.

LEGUMES:

  • Num tacho cobre o fundo com água, espera que ferva, coloca os legumes e tempera. Sal, pimenta preta, cominhos, pimentão doce, alecrim ou outra especiaria do teu agrado.
  • Tapa ligeiramente a panela e deixa cozinhar controlando o nível de água, garante que os legumes não colam ao fundo mas também não os cubras totalmente com a água, o vapor na panela ajudará a que os legumes cozam.
  • Passado 2, 3 minutos coloca um pouco de vinho branco para dar mais sabor.

Ao longo da minha jornada na cozinha percebi que nem sempre tenho de cozinhar fazendo o tipico refugado de azeite, cebola e alho. É característico da cultura portuguesa e confere muito sabor aos pratos mas a verdade é que não é necessário executar esse processo sempre.  Abre-te a esta experiência e tenta algo novo.

  • Corta o tomate cherry a meio e coloca-o juntamente com os bimmys numa assadeira, tempera com ervas de provence, pimenta preta, noz moscada e leva ao forno. Vai verificando se os bimmys não queimam, o seu tempo de cozimento varia consoante a potencia do forno mas geralmente não demora muito.

MASSA INTEGRAL:

  • Coloca um tacho com água no lume. Espera que a água ferva. Coloca sal, folhas de louro (tira o talo das folhas, essa parte pensa-se conter substâncias cancerígenas);
  • Coloca a massa integral e umas gotinhas de azeite para não colar.  As informações referentes ao tempo de cozedura de cada tipo de massa estão descritos na embalagem. Antes do tempo indicado prova para que a massa fique “Al dente”.

PREPARAÇÃO DO MOLHO:

Num processador de alimentos coloca polpa de tomate biologica (verifica os rótulos para garantir que não comes coisas que não conheces), sal, especiarias como (cominhos, pimentão doce, pimenta preta, manjericão e salsa frescos), coloca um pouco de água e uma colher de sobremesa de amido de milho (para engrossar o molho). Tritura e prova, se estiver demasiado ácido coloca um pouco de bebida vegetal do teu agrado, por exemplo de aveia ou arroz. O doce natural da bebida irá curtar o sabor ácido do tomate.

PARA FINALIZAR:

  • Coloca o molho no refugado de legumes, deixa ferver, coloca a massa cozida e desliga o fogão.
  • Serve com os legumes assados e espalha sementes de girassol no prato.

Se experimentares esta delícia partilha comigo a tua opnião.

Diverte-te a cozinhar, ouve a tua intuição mudando o que achares que se ajusta mais a ti e desfruta!