Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Flores Ser

Neste espaço partilho acerca de alimentação vegan saudável, alternativas ecológicas e terapias e produtos caseiros que elevam a nossa conexão e bem-estar. Namaste

Flores Ser

Neste espaço partilho acerca de alimentação vegan saudável, alternativas ecológicas e terapias e produtos caseiros que elevam a nossa conexão e bem-estar. Namaste

22.12.18

Meditação


Flores Ser

0995faf27114dfd2eaee8452ba2ebd64.jpg

Porque é que é importante meditar?

Fomos condicionados desde tenra idade a viver para fora, a perder-nos no exterior, nas memórias, estimulados a ter objetivos e metas.

Poucos de nós foram ensinados a compreender o que somos, a estar, a confiar na vida.

A mente é uma ferramenta mágica, poderosa, fascinante, mas se não a compreendermos acabamos prisioneiros da nossa própria perceção mental, perdidos nos velhos padrões mentais, encurralados nas nossas limitadas projeções futuras, deprimidos simplesmente por causa das nuvens de pensamento presentes no céu ilimitado do ser.

O que é a meditação?

Meditar significa estar presente e com isso não digo sentado à chinês de olhos fechados tentando desesperadamente parar o nosso pensamento. Não!

Meditar é uma forma de estar. Trazer a nossa atenção do passado, futuro para o momento presente. Podes meditar a dançar, a cantar, a tocar um instrumento, a cozinhar, a pintar, a passear, a trabalhar, a fazer qualquer atividade desde que estejas fora da perceção tempo-espaço com a atenção completamente absorvida no agora.

Claro que falar é fácil! A verdade é que o nosso subconsciente dirige 95% do nosso comportamento e desde cedo estamos programados pelo nosso ambiente a viver fora do momento.

Contudo existem varias técnicas por onde podes começar como por exemplo, focar a atenção na respiração, numa vela, entuação de mantras, meditações guiadas (existem muitas disponíveis no youtube), etc. Há inclusive meditações ativas que pessoalmente amo, desenvolvidas pelo Osho cuja mensagem ressoa muito comigo, adequadas ao nosso século, ao nosso estilo de vida e possibilitam grandes transformações.

Se tentares alguma técnica, lembra-te o objetivo não é parar o pensamento, é observar!

Observar e perceber que não és o pensamento, desidentificar-te, tu és a testemunha, a presença, o observador que contempla e podes facilmente direcionar a mente no teu dia-a-dia conforme tomas mais e mais consciência.

Tenta trazer com o tempo este estado meditativo para cada tarefa que desempenhas no teu quotidiano de forma a aumentares a consciência do AGORA que é TUDO O QUE EXISTE.

Passado e futuro simplesmente não existem.

Quanto mais meditamos, maior a possibilidade de transformar a nossa existência neste plano físico, maior a possibilidade de expressar o nosso potencial máximo enquanto humanos.

É tempo de ser! Namaste

cb3536a9e55e6a895aa8faab87ab78ae.jpg